30 de setembro de 2017

O amor verdadeiro

Aos poucos estou aprendendo o que é amar ao próximo como a si mesmo
Talvez, muitos de nós já tivemos ou ainda temos nossa fase de não amar a si mesmo, pior que isso, de não se reconhecer como parte do todo, integrante da classificação de seres humanos, compartilhando as mesmas características naturais.
O fato de não amar a si mesmo impede de termos o pleno discernimento do que é criado pela nossa mente ou do que é criado pela mente do outro. E a partir disso seguimos caminhos que não são nossos.
Desde a educação recebida pelas experiências da vida e também em forma de instruções, fazemos escolhas que nós mesmo não tomamos. Escolhas ligadas ao prazer, ao orgulho, ao reconhecimento da parte como todo e não do todo como a junção de partes.
Ao reconhecer nossos sentimentos e sensações instintivos conseguimos enxergar o outro através de nós mesmos e, por consequência, conseguimos enxergar nós mesmos através dos outros.
Assim, reconhecendo que todos temos esses sentimentos e sensações, conseguimos enxergar todos através de nós mesmos e vice-versa, aprimorando a toda hora o amor ao próximo como a si mesmo.
Esse não é só o princípio básico da aproximação interpessoal como o do amor ao próximo como a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário