18 de maio de 2017

Qual é a sua prisão ?

Olho em minha volta e vejo prisões.
Não prisões físicas, mas essas que enjaulam a nossa mente e limitam o espaço a nossa volta.

Com tanta variedade por aqui, procuramos as mesmas coisas e praticamos os mesmos hábitos, enquanto, na verdade, a busca por algo que nos é dado assim que nascemos perde-se nos enlaces feitos por nosso cérebro: a LIBERDADE.

Afinal, o que é liberdade ?

Nascemos zerados de conhecimentos, isso é um fato. Ninguém nasce sabendo andar, escrever, falar ou tocar algum instrumento. Tudo que sabemos foi um dia aprendido, seja com os pais em casa, com os amigos na escola ou em qualquer outra situação.

Outro fato é que nem tudo o que aprendemos se aplica a tudo o que vivemos. Ao estar de frente a uma situação diferente da habitual, tomamos ciência de que os mesmo procedimentos antes usados não se aplicam a essa nova circunstância, por exemplo, aprendemos que o fogo apaga-se com água, mas ao deparar-se com uma panela de óleo pegando fogo, o uso de água não cessaria o fogo, pelo contrário, só o aumentaria.

Alguns desses aprendizados são tão normais pra nossa mente que não nos damos conta que estamos fazendo uso dele. Você não pensa muito ao andar ou ao vestir uma camisa, pensa ? Assim, os conhecimentos acumulados ao longo da nossa vida tornam-se normais e não nos damos conta das nossas ações na rotina diária.

Ao longo dos anos, deparamos-nos com incontáveis situações que nos fornecem conhecimento sobre a vida em sociedade e também sobre o meio em que vivemos. Algumas dessas situações limitam nossas ações de diversas maneiras. Por que você acha que as pessoas tem paladares diferentes ? É uma questão puramente física ou relacionada ao que aprendemos ?

Talvez seja essa a maneira que as nossas personalidades são formadas. Se tomarmos como verdade que nossa personalidade é formada e não herdada geneticamente, a extensão de nossas escolhas se aumentam

Vivemos numa sociedade velha, embora ainda não tenhamos aprendido o verdadeiro sentido de liberdade pois o conhecimento das pessoas tem sido aplicado à aquisição de dinheiro e à superioridade interpessoal. Porém, a superioridade interpessoal é também um conhecimento adquirido e passado entre as gerações, assim como a arrogância, o egoísmo e a autossatisfação.

Comemos alimentos sem valor nutricional útil porque é gostoso, e esses alimentos vendem porque as empresas fornecedoras criam um cenário ideal para isso, seja criando novos hábitos, adicionando realçadores de sabor, açúcares ou qualquer outro ingrediente com uma alta taxa de aceitação dos paladares humanos.

Assim como esses alimentos, buscamos aceitação porque aprendemos dessa maneira.

Concluindo esse texto que ficou enorme(haha), nossos aprendizados enjaulam nossa mente e limitam o espaço a nossa volta, criando essas prisões "não-físicas". Todo mundo está preso a alguma coisa, tanto que me faz querer repensar se somos realmente livres.

Todos temos nossas prisões, então, qual é a sua prisão ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário